domingo, 25 de março de 2012

Os (des)comentadores da TVI

Na última sexta feira vi o jogo Olhanense- Benfica e sinceramente continuou a passar-se algo inadmissível e que já acontece há uma série de tempo!

Falo claro dos comentadores da TVI! Eu sei que já toda a gente falou sobre isto mas sinceramente não resisti a referenciar isto aqui no blog.

Desde que a TVI transmite um jogo por semana da liga portuguesa que os seus comentadores mostram o seu clubismo e a sua ligação ao SLB. Podia começar a falar dos jogos do passado ( onde até ja houve momentos tensos no Estádio do Dragão tal era a revolta dos adeptos portistas) quer do PORTO quer do outro clube em que se mostra o benfiquismo e o anti-portismo dos comentadores mas vou apenas usar o jogo de sexta como exemplo pois retrata bem a situação.

- No final do jogo mostra-se uma clara tristeza do narrador do jogo quer pelas suas palavras quer pelo tom de voz. Os outros comentadores e repórteres da TVI "perderam o pio" após o final do jogo.

- A constante referencia ao lance da expulsão do Aimar com lance que marca o jogo, algo que não se compreende dado que o árbitro limitou-se a cumprir as regras.

- Quando os comentadores publicitavam um dos programas que estaria no ar daí a pouco na TVI24 eles mencionaram que o lance do Aimar daria muita polémica e que seria analisado no tal programa. E eu pergunto...que polémica?

-Já nem falo do facto de os comentadores não se aperceberem que estão no ar, falando das suas gargantas (?)...Isso é só incompetência.

Nota: A rubrica No topo/ no fundo não está esquecida. Voltará em breve.

sexta-feira, 23 de março de 2012

A duvidosa rede do +FC Porto


Olá, 

Há uns dias a página de fans do Porto no Facebook (+FC PORTO) e uma página também CONTROLADA PELO +FC PORTO com cerca de 400 mil "likes" foi encerrada e todos os "likes" foram transferidos para a página oficial do FCP. Procurando um pouco descobri que eles têm uma rede de páginas que eles não mostram claramente que não é oficial controladas pelo +FC PORTO.

Se eu considero esta decisão correcta? SIM! E sendo as redes sociais algo que temos vindo a trabalhar decidi falar sobre isto. 

Sobre a decisão em si, não podia estar mais de acordo...usam o FCP para fins lucrativos, chegando a fazer comunicados em nome do FC PORTO. 

Quando elaborei a lista das redes sociais dos jogadores do Porto deparei-me com algumas páginas de jogadores falsos com links para o portal do +FC PORTO. Vergonhoso! Basicamente não passa de um esquema para ganhar dinheiro já que eles tem publicidade no seu portal. 

Deixo aqui as provas: 

Duas páginas que se passavam por oficiais (entretanto extintas).
Blog falso de Danilo do +porto (reparem na assinatura)

(se encontrara mais acrescentarei) 

domingo, 18 de março de 2012

Redes sociais de TODOS OS JOGADORES DO PORTO,JUNIORES E EMPRESTADOS

A partir de hoje está disponível no blog um separador com o Facebook, Twitter, Canal de Youtube ou site de todos os jogadores do plantel, emprestados e juniores que tem algum destes
Feito para quem está farto de perfis falsos cheios de publicidade.

http://observatorioportista.blogspot.pt/p/jogadores-do-porto-nas-redes-sociais.html

Ou carregar no separador por baixo do banner

Prioridades...

Na passada sexta-feira dois dos três primeiros classificados (FCP e SLB) entraram em campo vencendo os seus encontros. Porém os jornais do costume decidiram apenas focar nas suas capas a vitória encarnada algo que não se entende já que a dar primazia a algum jogo deveria ser ao do líder...de realçar que o jornal O Jogo tem uma edição para o Norte e uma para o Sul pelo que não pode ser aqui comparado.

Prioridades...

sexta-feira, 9 de março de 2012

No topo e no fundo- Sites/Blogues de futebol

Olá, 
Hoje na rubrica No topo e no fundo vou falar dos sites/blogues dedicados ao futebol. 
Para quem não sabe o que é esta rubrica deixo aqui o primeiro post com as devidas explicações sobre a rubrica.  Ver aqui 

No topo 

zerozero.pt - Um verdadeiro caso de sucesso! Tendo começado por ser apenas um pequeno site foi crescendo até se tornar um dos sites de referência no que toca a futebol muito à conta da sua enorme base de dados. Claro que há pessoas que comentam as notícias que são insuportáveis mas não responsabilizo o site por isso pois apesar de tudo esses utilizadores vão sendo banidos... 

Blogues Portistas - Sinceramente à uns meses atrás não tomava muita atenção a este meio mas de facto eles são uma peça chave para qualquer portista que queira estar actualizado. Nos blogues encontra-se de tudo, desde o dia-a-dia do plantel de futebol e das modalidades a autênticos registos históricos sobre o FCP. 

blogolo.fr - Este site em francês sobre o futebol português parece-me muito interessante para quem esteja mais habituado a lidar com a língua francesa no seu dia-a-dia! Criado por um comentador português a viver em França tem o design apelativo e o meu mesmo com o meu francês reduzido pareceu-me ter conteúdos interessantes. 



No fundo 

maisfutebol - Este  site apresentou durante anos  um nível interessante...mas à algum tempo atrás o site associou-se à TVI e começou a adquirir os costumes da TVI (parcialidade acima de tudo) o que desceu a qualidade do site. 

relvado - Site relativamente recente que juntou-se também à pessoa errada...neste caso Rui Santos (o tal da verdade desportiva que só a vê contra o FCP). Sendo Rui Santos benfiquista e anti-portista mas acima de tudo a última, esse espírito rapidamente alastrou ao resto do site que cria notícias redondamente falasse sobre o FCP. 

visao de mercado - Um dos blogues  portugueses mais consultados apresenta conteúdos maioritariamente comerciais (ou seja, que incitam ao comentário) tais como "frente-a-frentes" ou "escolha as melhores contratações do clube X" o que se vai aceitando se bem que não tragam nada de útil. Mas o pior vem em pseudo-crónicas em que se ataca ainda de uma forma muito subtil o FCP, mostrando a falta de qualidade patente por todo o blogue. 

Deixem a voss opinião...

quarta-feira, 7 de março de 2012

No topo e no fundo- TV/Rádio


Olá,
Este post marca o início de uma nova rubrica: "No topo e no fundo". Nesta rubrica eu vou analisar os melhores meios de comunicação no que toca ao futebol com base na qualidade de informação, isenção e qualidade do seu staff. Acima tento deixar aqui dicas para os portistas fartos de serem odiados na comunicação social. Eu vou fazer esta análise por categorias começando hoje pelos canais de TV/Rádio. 

No topo:

SportTv- Canal especializado em desporto que dá uma cobertura enorme ao futebol. Com comentadores competentes e conhecedores, prima também pela isenção nos comentários em vez do habitual favorecimento que os canais dão ao recreativo da freguesia de Benfica.

Porto Canal- Por pertencer ao FCP dá uma cobertura interessantíssima e extensiva cobertura à vida do FCP mostrando os bastidores do sucesso do nosso clube proporcionando deste modo uma interacção entre os telespectadores e o clube! 

TSF- Canal de rádio já com vários anos a relatar futebol revelam algumas lacunas na isenção dos seus comentadores mas acaba por ser insignificante comparado com os relatos emocionantes proporcionados pela TSF. 

No fundo:

TVI- Nem sei por onde começar! Comentadores claramente afectos ao clube da luz apagada que revelam também um ódio ao FCP além de serem também pouco conhecedores! Nos serviços de informação destaca-se as raríssimas derrotas portistas como se o clube fosse acabar por causa delas...enfim!

SIC- Apesar de terem feito progressos no geral, continuam a contar com comentadores que estão longe da imparcialidade além de às vezes parecerem estar num funeral a quando dos jogos do FCP.

RTP- O canal público conta com os melhores comentadores a nível de imparcialidade e conhecimentos tácticos mas os serviços de informação que dão atenção excessiva ao 5lb, desculpem SLB atiram a RTP para o "No fundo".

Benfica TV- Bem, é o maior lixo da história da televisão! Odeiam-nos tanto que nem tenho palavras...não me vou alongar sobre este pseudo-canal pois já falei sobre eles aqui : Ver aqui

Comentem com a vossa opinião sobre quem devia estar no topo/ no fundo, de quem eu não falei etc. ! A vossa opinião conta muito!

sábado, 3 de março de 2012

Em tempos de clássico...


Em primeiro lugar PARABÉNS PORTO! Grande vitória ontem...Mais uma na Luz...!!! 
Neste post vou fazer uma analise da comunicação social nos dias que antecederam o clássico e das reacções ao jogo... 

Antes do jogo 

Aqui há a destacar em primeiro lugar duas capas do Record... A primeira dá uma importância no mínimo estranha ao regresso após lesão do Javi Garcia como se o Porto não tivesse soluções para ultrapassar facilmente o espanhol e a segunda é uma capa do 
ex-benfica Fábio Coentrão a dar como certo a vitória da sua "ex"equipa. Não entendo o porquê de dar tanta importância a essa afirmação já que vários ex-Porto mostraram o seu apoio à equipa e o Record não fez disso capa...

Pós-jogo 

Bem aqui a azia subiu aos níveis a que andaram o ano passado... 
Para começar o jornalista da SIC NOTÍCIAS que conduziu a conferência de imprensa do Jorge Jesus estava tão aziado que criticou tanto ao mais a arbitragem que o próprio Jorge Jesus... 
Falando agora dos jornais a azia começou-se a manifestar nos sites de certos jornais...

ai destaco o site do Record que num jogo com tão bom futebol apenas destaca a expulsão de Emerson como motivo para a vitória portista... 

Depois vieram os jornais em papel e ai foi a vez do Correio da Manhã e da Bola meterem água...o Correio (pior jornal generalista) fala em jogo decidido com golo em fora-de-jogo ignorando por exemplo a mão de Cardozo... A Bola (discute com o Record o título de pior jornal desportivo) prefere por em letras gordas o golo mal validado falando do penalty que deveria ter sido marcado a favor do Porto numa bola pequena numa letra também ela pequena...