sábado, 25 de fevereiro de 2012

A famosa Taça Latina

Olá,

 Hoje vou falar-vos de um tema muito controverso...o jornal Record considera que o SLB tem 69 títulos (ainda que mesmo assim menos um que o FCP) considerando assim a famosa taça latina ganha pelo SLB uma competição oficial algo desmentido prontamente pelo órgão máximo do futebol, a FIFA por a Taça Latina ser uma competição por convite não sendo reconhecida nos palmarés oficias das equipas algo que o Record insiste em não cumprir por insistir que o seu chefe de edição ter vivido com muita emoção (?) a conquista da Taça Latina .

Mas então se competições por convite contam como no palmarés o FCP venceu já inúmeras competições do género como o Torneio Thomas Cook ganho ao Manchester City em 2006, a Agribank Cup, o Troféu Joan Gamper ou o Torneio de Roterdão...

Estará o Record a tentar criar um nova definição de competição oficial ou o pânico de ver o FCP como o clube com mais títulos em Portugal é tão grande que cometem erros de rookie deste género? A segunda hipótese é de longe mais provável!

 Para finalizar deixo-vos aqui um e-mail enviado por mais um portista inconformado com este critério do Record que mostra bem o que eu pretendo dizer. (autorizado pelo proprietário).


Exmos. Senhores,

Já há uns meses vos contactei, a propósito do mesmo assunto desta mensagem. Constatei que, na vossa capa de hoje, dia 8 de Agosto de 2011, aparece escrito que, com a vitória na Supertaça, o Futebol Clube do Porto ultrapassou finalmente o Sport Lisboa e Benfica em número de títulos oficiais: 70 contra 69. No entanto, para podermos considerar que o Benfica tem 69 títulos, teremos de considerar a Taça Latina como título oficial, o que é, para ser simpático, no mínimo duvidoso.

A FIFA, contactada pela agência Lusa, afirmou que a Taça Latina, competição por convite, não é um título oficial. O Record discorda e, até aí, tudo bem. Cada um é livre de ter a sua opinião. Eu acho que uma competição por convite, onde clubes convidados se recusaram a participar, para ir ganhar dinheiro em competições amigáveis ou porque não tinham jogadores, ao serviço das suas selecções no Mundial de futebol é tudo menos uma competição oficial, mas todos temos direito à nossa opinião. Agora o que me faz uma tremenda confusão é que o Record ignore a opinião da autoridade máxima do futebol mundial. Por muito respeito que eu tenha pelo Record e, por mais que ache que o jornal desempenha um papel de relevo no desporto nacional, não vejo que o Record tenha qualquer autoridade para fazer tábua rasa às decisões da FIFA. Se o Record decidisse que os torneios do Guadiana e de Guimarães, o troféu Teresa Herrera, a taça da Amizade, a Eusébio Cup e a Liga de Matraquilhos do café da esquina de Unhais da Serra fossem competições oficiais teriam os leitores de o aceitar livremente?

Eu compreendo que seja difícil aceitar que o Futebol Clube do Porto seja o clube português com mais títulos. Todos temos as nossas cores clubísticas. Também acredito, enquanto assisto divertido, que doa bastante assumir a queda de alguns mitos de supremacia, superioridade e grandiosidade. Mas nada disto justifica a forma leviana como o Record abordou o assunto, ignorando a decisão oficial da FIFA, enganando os leitores com capas como a de hoje.

Toda esta história da Taça Latina já irrita. A tentativa de adiar o inadiável e de mascarar a supremacia do Porto de forma tão absurda já cheira mal. Cheira tão mal que proponho que se mude o nome ao prestigiado troféu, passando a chamar-se Taça Latrina.

Com os melhores cumprimentos



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Close Enough (not)

Olá,

 Hoje vou mostrar-vos capas dos jornais desportivos que davam como certo Lisandro ,Falcao, James, Alex Sandro, Danilo e Alvaro Pereira no 5LB, perdão SLB...

Record: Lisandro, Falcao, James e Danilo
A Bola: Alvaro Pereira
O Jogo: Alex Sandro






          
  












sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O "mito dos 6 milhões"


Olá a todos,

Hoje venho-vos falar de um dos maiores mitos defendidos pela comunicação social! O "mito dos 6 milhões"! Para quem não sabe do que estou a falar, eu estou a falar da
insistência de algumas pessoas (jornalistas incluídos) em dizer que o SLB tem 6 milhões de adeptos, mas ora vejamos alguns factos:

- Toda a gente que gosta de futebol viu a final do euro 2004! Segundo a Marktest (empresa que trata das audiências televisivas) a final foi vista por pouco mais de 5 milhões
de pessoas. Como é óbvio há pessoas que trabalham em hospitais, pessoas que estavam no estrangeiro, doentes acamados etc. que gostam de futebol mas não puderam ver o jogo.
Mas também é verdade que muita gente que não liga nada ao futebol viu essa final por se tratar de um acontecimento único! Vou admitir que 2M de pessoas não puderam
ver jogo e que 500 mil pessoas viram a final por curiosidade.

 FONTE

-As contas são fáceis de fazer! Em Portugal segundo as nossas contas 6,5 M de pessoas gostam de futebol!


-Então devemos supor que há apenas 500 mil adeptos de futebol que não puxam pelo SLB?!?!

-Segundo uma imparcial empresa de estudos alemã SPORT+MARKET os adeptos do SLB em Portugal são 2.2 milhões!

FONTE

Com este post espero ter feito com que mais pessoas percebam que o "mito dos 6 milhões" é apenas um mito...

Deixem a vossa opinião, e se gostaram falem do blog aos vossos amigos, familiares, etc.!
Só assim podemos fazer esta "voz" crescer!

 Qualquer coisa opj.geral@live.com.ptv

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Porto Canal vs Benfica TV

Olá a todos,

Hoje vou comparar os dois canais de clubes portugueses: o Porto Canale o Benfica TV .
Bem posso já adiantar que (a meu ver claro) o Benfica TV é um canal fraco tecnicamente (ver pontos 1,2,3 e 4) mas pior do que serem fracos eles são lixo que só sabe insultar e denegrir os rivais, que a meu ver não representam a maioria dos adeptos do SLB (ver o ponto 5 e os vídeos em baixo. Sinceramente não consigo entender como é que alguem pode se quer considerar a Benfica TV como o verdadeiro canal televisivo mas com o que é certo é que muita gente o considera deixo aqui a a minha opinião.
1- o Porto Canal tem uma programação mais abrangente que a da Benfica TV
(blocos de noticias do o pais e o NORTE, programas sobre culinária,cinema
viagens etc.)


2-o Porto Canal promove também debate de futebol onde há representantes
dos próprios rivais do FCP

3- os apresentadores do Porto Canal são mais competentes e estão mais à vontade à frente
da câmara do que na Benfica TV


4- os comentadores dos jogos ao vivo das várias modalidades são mais especializados no
Porto Canal


5- por fim: há programas no canal afecto ao Benfica que visam apenas denegrir a imagem
do Futebol Clube do Porto (e outros rivais)
por qualquer meio, algo que não se vê no Porto Canal...Chegando-se mesmo ao ponto de desejar que
o presidente do FCP morra...já para não falar em constantes insultos (ursos, suínos, etc.).

deixo aqui alguns vídeos a comprovar o que digo:
Compilação dos insultos na Benfica TV
O profissionalsimo é tanto que até o homem das pizzas aparece em directo...

Deixem a vossa opinião, e se gostaram falem do blog aos vossos amigos, familiares, etc.!
Só assim pudemos fazer esta "voz" crescer!

Qualquer coisa opj.geral@live.com.pt

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Serviço público?!


Olá a todos,

Na passada sexta-feira 8 de Fevereiro no canal público Luís Filipe Vieira (presidente do SLB) deu uma entrevista ao principal canal público português, a RTP1 uma entrevista.

Sinceramente não vejo o porquê de um canal público dar minutos de antena no prime-time a uma pessoa que:

- não traz nenhum benefício evidente ao país

-
representa um clube futebol (nem toda a gente tem de gostar de futebol muito menos de um clube em especial)

-
o clube que represente não é nem de perto nem de longe o que mais prestigia Portugal a nível internacional

Na altura em que se pensa em privatizar um canal público é bom estarmos atentos a estes pormenores

Para que não sabe do que estou a falar: http://www.youtube.com/watch?v=MzEEyv-skj4
  
Se gostam do blog falem dele aos vossos amigos e familiares para fazer esta "voz" crescer!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SOMOS PORTO!

Olá a todos,


Hoje firmarmos uma parceria com o forum somosporto.org ! Penso que vai ser uma parceria que nos ajudará a muito a crescer! O SOMOS PORTO para quem não sabe é um forum portista que na minha opinião é o melhor dos  vários existentes. Tem um bom ambiente, bom tráfego e os utilizadores tem bons conhecimentos de futebol!

Já sabem, visitem o somosporto.org 



sábado, 4 de fevereiro de 2012

6 razões para não acreditar na notícia do relvado sobre lucho

O site relvado.pt noticiou na última sexta-feira que lucho gonzales viria auferir cerca de 208 mil euros mensais algo que teria feito com que joão moutinho e hulk e cristian rodriguez descontentes.

Vou explicar o porquê desta notícia não fazer sentido:

1-a fonte da notícia! O relvado.pt cita o correio da manhã, que é considerado por muitos o pior jornal português pois o CM apenas procura "escândalos" que o zé povinho goste. Isto passa-se quer a nível desportivo quer a nível não desportivo



2-Hulk?! Ainda no Verão passado o FCP e o próprio Hulk recusaram uma proposta do russos do Anzhi. Hulk poderia ter ido receber um salário melhor na Rússia mas preferiu ficar e apenas sair quando houver uma proposta boa para todas as partes de um colosso desportivo e não financeiro.

3-Moutinho?! Também o médio português não pôs grandes entraves financeiros a quando da vinda para o FCP, porque é que havia de por agora? fonte: http://www.dn.pt/desporto/porto/interior.aspx?content_id=1615151

4-Rodriguez?! O uruguaio sabe que muito provavelmente não irá ver o seu contracto renovado (expira em Junho) pelo que não fazia qualquer sentido reclamar por um ordenado melhor a 5 meses do fim do contracto!!!

5-150 ou 135 mil? Segundo o site futebolfinance.com Rodriguez ganha 135 mil euros mensais (a pesar de o artigo ser de 2008 Rodriguez não viu o seu ordenado alterado desde aí). E sendo o futebolfinance especializado na matéria financeira custa-me a querer que o relvado (ou o CM) tenha razão. fonte: http://www.futebolfinance.com/salarios-dos-jogadores-portugueses-0809



6-Lucho, um símbolo! Por fim, Lucho é um dos símbolos dos últimos tempos do FCP! Não parece muito realista que os jogadores se voltassem contra ele!



Qualquer coisa opj.geral@live.com.pt

Muito obrigado e deixem o vosso comentário!







Crtica ao artigo do visão de mercado

o blog visão de mercado criticou hoje de forma insensata e descabida o FCP


onde profere os seguintes disparates:
(opinião do visão de mercado a sublinhado e opinião do OPJ a negrito)


- no próprio título da notícia refere que o FCP se arrisca acabar o ano com apenas uma supertaça. Ora a mim parece-me que o FCP se mantém em 3 frentes (campeonato, liga Europa e taça da liga) sendo que encontra-se apenas a 5 pontos do líder no campeonato, vai discutir de cabeça erguida a eliminatória de cabeça erguida frente ao Manchester City e encontra-se em muito boas condições de seguir em frente na taça da liga.

- na própria notícia refere que as contratações do passado mercado de inverno não passaram de tentativas por parte do presidente do FCP "de atirar areia para os olhos dos adeptos". A mim parece-me que a contratação de Janko vem acrescentar eficácia na área (algo que por vezes faltou) ao FCP e Lucho além de toda a sua experiência e conhecimento da casa vem acrescentar criatividade e qualidade de construção de jogo ao meio-campo portista...se assim é como é que é possível que as contratações de inverno sejam para atirar areia para os adeptos??

- mais a frente volta a acusar o presidente do FCP de preferir ir "para as capas do jornais alimentar sonhos" do que admitir o falhanço (?) de Vítor Pereira. Se é verdade que VP já foi crucificado diversas vezes pela CS portuguesa também é verdade que ainda se mantém nas 3 frentes que mencionei em cima...e a meu ver não é o FCP que quase constantemente vem iludir os seus adeptos com promessas de craques de classe mundial ( campeões do mundo de 34 anos e afins...) e conquistas europeias (que não acontecem à 50 anos).

- logo a seguir o visão de mercado ridiculiza os valores dos empréstimos de Guarin e Belluchi. Pessoalmente penso que foram bons negócios pois os passes continuam a pertencer ao FCP e os valores das opções de compra parecem-me adequados. De referir que só com o empréstimo o FCP já amealhou 1,5 milhões.

- o visão de mercado fala também do confronto com o Manchester City onde dizem que: " as ambições nessa prova são nulas e que colocar Kleber na frente contra o Manchester City é como esperar que uma mosca fira um elefante". O Manchester City parte como favorito na eliminatória mas o FCP já venceu equipas como o Manchester United (mais do que uma vez), Arsenal (mais do que uma vez), Bayern, Chelsea etc. quando o adversário era claramente favorito. E quanto a Kleber penso que está em ainda em adaptação e que a qualquer momento irá explodir!

- nas notas finais o visão e mercado acusam as contratações feitas no verão de "serem tiros no pé" e dá o exemplo de alex sandro. As contratações são a maior parte jogadores para o futuro com enorme potencial (iturbe,mangala,klevin...) e as que foram feitas para o presente em geral não estão a desiludir (nota + para defour e até mesmo djalma).


E são estes os pontos que eu queria referir neste primeiro "post" no OJM.

Qualquer coisa, ojm-geral@hotmail.com