sábado, 25 de fevereiro de 2012

A famosa Taça Latina

Olá,

 Hoje vou falar-vos de um tema muito controverso...o jornal Record considera que o SLB tem 69 títulos (ainda que mesmo assim menos um que o FCP) considerando assim a famosa taça latina ganha pelo SLB uma competição oficial algo desmentido prontamente pelo órgão máximo do futebol, a FIFA por a Taça Latina ser uma competição por convite não sendo reconhecida nos palmarés oficias das equipas algo que o Record insiste em não cumprir por insistir que o seu chefe de edição ter vivido com muita emoção (?) a conquista da Taça Latina .

Mas então se competições por convite contam como no palmarés o FCP venceu já inúmeras competições do género como o Torneio Thomas Cook ganho ao Manchester City em 2006, a Agribank Cup, o Troféu Joan Gamper ou o Torneio de Roterdão...

Estará o Record a tentar criar um nova definição de competição oficial ou o pânico de ver o FCP como o clube com mais títulos em Portugal é tão grande que cometem erros de rookie deste género? A segunda hipótese é de longe mais provável!

 Para finalizar deixo-vos aqui um e-mail enviado por mais um portista inconformado com este critério do Record que mostra bem o que eu pretendo dizer. (autorizado pelo proprietário).


Exmos. Senhores,

Já há uns meses vos contactei, a propósito do mesmo assunto desta mensagem. Constatei que, na vossa capa de hoje, dia 8 de Agosto de 2011, aparece escrito que, com a vitória na Supertaça, o Futebol Clube do Porto ultrapassou finalmente o Sport Lisboa e Benfica em número de títulos oficiais: 70 contra 69. No entanto, para podermos considerar que o Benfica tem 69 títulos, teremos de considerar a Taça Latina como título oficial, o que é, para ser simpático, no mínimo duvidoso.

A FIFA, contactada pela agência Lusa, afirmou que a Taça Latina, competição por convite, não é um título oficial. O Record discorda e, até aí, tudo bem. Cada um é livre de ter a sua opinião. Eu acho que uma competição por convite, onde clubes convidados se recusaram a participar, para ir ganhar dinheiro em competições amigáveis ou porque não tinham jogadores, ao serviço das suas selecções no Mundial de futebol é tudo menos uma competição oficial, mas todos temos direito à nossa opinião. Agora o que me faz uma tremenda confusão é que o Record ignore a opinião da autoridade máxima do futebol mundial. Por muito respeito que eu tenha pelo Record e, por mais que ache que o jornal desempenha um papel de relevo no desporto nacional, não vejo que o Record tenha qualquer autoridade para fazer tábua rasa às decisões da FIFA. Se o Record decidisse que os torneios do Guadiana e de Guimarães, o troféu Teresa Herrera, a taça da Amizade, a Eusébio Cup e a Liga de Matraquilhos do café da esquina de Unhais da Serra fossem competições oficiais teriam os leitores de o aceitar livremente?

Eu compreendo que seja difícil aceitar que o Futebol Clube do Porto seja o clube português com mais títulos. Todos temos as nossas cores clubísticas. Também acredito, enquanto assisto divertido, que doa bastante assumir a queda de alguns mitos de supremacia, superioridade e grandiosidade. Mas nada disto justifica a forma leviana como o Record abordou o assunto, ignorando a decisão oficial da FIFA, enganando os leitores com capas como a de hoje.

Toda esta história da Taça Latina já irrita. A tentativa de adiar o inadiável e de mascarar a supremacia do Porto de forma tão absurda já cheira mal. Cheira tão mal que proponho que se mude o nome ao prestigiado troféu, passando a chamar-se Taça Latrina.

Com os melhores cumprimentos



5 comentários:

  1. Boas,

    Menos mal ... se fosse o PAsquim da Queimada somava as taças eusebio e as do guadiana ... por isso não está mal.
    Isto é dar perolas a porcos ... os pasquins centralistas e do regime continuam na sua senda do ridiculo.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. «Se o Record decidisse que os torneios do Guadiana e de Guimarães, o troféu Teresa Herrera, a taça da Amizade, a Eusébio Cup e a Liga de Matraquilhos do café da esquina de Unhais da Serra fossem competições oficiais teriam os leitores de o aceitar livremente?»

    É evidente que não: poderiam, fazendo uso da sua liberdade individual, deixar de comprar o jornal, escrever uma carta ao editor, reclamar junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, iniciar um abaixo-assinado, promover manifestações, iniciar uma campanha pública contra a decisão, etc, etc.

    Perdoem-me, mas o que é verdadeiramente lamentável nesta questão, independentemente das «cores» clubistas que cada um veste, é que se ache que um órgão de comunicação social não pode ter os seus próprios critérios no que diz respeito à consideração ou desconsideração desta ou daquela prova para efeitos de uma lista de títulos - ainda para mais quando esse órgão de informação explicita as razões da sua escolha. Não tenho dúvidas de que esta lógica é ainda um resquício de uma limitação do pleno uso da liberdade de informação e opinião, com origem na falta de maturidade da democracia portuguesa. Algo que, espero, o tempo de encarregará de resolver.

    ResponderEliminar
  3. @ Unknown

    Obrigado pelo comentário,e sempre bom saber as opinioes das pessoas, mas penso que o Record deveria seguir os critérios da FIFA, por ser o orgão regulador do futebol. E esse critério de o editor ter vivido a Taça Latina com emoção faz-me muita confusão, pois se o editor não fosse benfiquista, a Taça Latina não contaria para o Record pois se ele não fosse benfiquista, ele não teria vivido a conquista da Taça Latina com muita emoção...Estranho...

    ResponderEliminar
  4. Estranho é uma compatição organizada pela FPF e as Federações de mais 3 paises não ser oficial! Isso diz muito acerca da nossa FPF.


    Se bem me lembro o Benfica na 1ª edição da taça dos Campeões tinha sido campeão e o Sporting é que participou por convite!!

    Em 1953 o Sporting desistiu de uma copmpetição oficial - A taça de Portugal - para poder preparar-se melhor para uma competição "não oficial" - A taça Latina......estranho!!!

    ResponderEliminar
  5. https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/575146_2767053994204_1793558013_1563676_946036459_n.jpg

    ResponderEliminar